Mas o que é esse tal de Compliance Digital?
Em linhas gerais, o Compliance é um programa de conformidade baseado num conjunto de medidas internas que permite prevenir ou minimizar os riscos de violações as normas vigentes e regulamentos internos aplicáveis à atividade de determinada empresa.
O Compliance Digital visa a segurança das informações digitais, que envolvem invasões clandestinas, vírus, vazamento de informações, falhas comunicacionais, fraude de dados entre outros. Mas, Compliance Digital vai muito além da segurança das informações, e tem como função principal a análise de riscos e a adoção de medidas preventivas para adequação da empresa às regras aplicáveis às tecnologias da informação, pois gera valor, concorrência leal, fomenta uma ‘internet’ segura e aumenta a credibilidade do mercado.
Importante destacar que o Compliance Digital ganhou maior destaque no mercado, após as recentes legislações Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (nº3.709/2018) e a Lei Anticorrupção (nº12.846/2013), que prevê a responsabilização civil por eventuais ilegalidades na utilização do ambiente tecnológico da empresa.
Por Cristina Vieira
E ai? Já estão preparados para as novas exigências em relação ao Compliance Digital? Deixe seu comentário.
E siga o nosso Instagram: @cristinavieira.adv